top of page

Sobre a série 13 reasons why - parte 1

Suicídio NÃO é uma escolha.

Uma escolha pressupõe que a pessoa tem liberdade para fazer algo ou não. E parece que com todo o glamour que estão atribuindo à uma série TOSCA que tem alta probabilidade de causar GRANDE ESTRAGO à adolescentes e adultos vulneráveis esqueceram a lição No.1 sobre transtornos mentais que qualquer aluno aprende na primeira aula sobre saúde mental: O comportamento, pensamento e emoções em um transtorno mental são DESPROPORCIONAIS ao estímulo(s) que o desencadeia, INCONTROLÁVEIS para a tomada de decisão e PREJUDICIAIS em pelo menos um âmbito da vida.

Portanto, estamos falando de algo que não é CONTROLÁVEL pelo indivíduo.

Um indivíduo com fobia de barata, por exemplo, MESMO SABENDO que a barata não pode realmente o fazer mal, apresenta um ataque de pânico e, no auge, pode sair correndo de perto da barata MESMO QUE isso represente perder algo muito importante; como, por exemplo, abandonar uma prova ou um concurso.

Uma pessoa com depressão PERDE a possibilidade de enxergar o mundo de forma realista. PERDE a possibilidade de regular suas emoções. PERDE a capacidade de controlar seus pensamentos, sentimentos (de culpa e desesperança) e ações. E se esses sintomas chegarem ao limite podem levar ao suicídio.

Seriado de tv, netflix ou o escambau são entretenimento. E como muito bem disse Pablo Villaça, NENHUM entretenimento vale o risco de aumentar a chance das pessoas acharem que suicídio é uma escolha ou que buscar ajuda não resolve.

BUSCAR AJUDA RESOLVE SIM!!!!

Ajuda profissional é capaz de reduzir o sofrimento e a sensação de culpa e vazio de quem precisa. É capaz de, junto com quem sofre, buscar caminhos e alternativas para lidar com tudo. É capaz de resgatar o que nos liga a vida. É capaz de ampliar nossa resiliência

ESSE SERIADO É CRIMINOSO!!!! Isso é apologia e glamourização da depressão e do suicídio.

Diversos estudos têm demonstrado que filmes e programas como esse AUMENTAM O NÚMERO DE SUICÍDIOS após seu lançamento. Se você achou bacaninha, fico feliz com sua saúde emocional. Mas seu divertimento NÃO VALE O IMPACTO que isso pode causar em quem não está bem. Precisamos sim falar sobre depressão e suicídio, mas de forma adequada. Precisamos é prevenir, não incentivar.


bottom of page