10 principais emoções positivas para cultivar uma vida feliz
Um dos fundamentos teóricos do Método FRIENDS é a Psicologia Positiva e, portanto, o Método também auxilia no desenvolvimento de bem estar por meio da conscientização, atenção e exercício de emoções positivas.
A presidente da IPPA (International Positive Psychology Association), Dra. Barbara Fredrickson, no último curso ministrado sobre psicologia positiva que a equipe do Método FRIENDS não poderia deixar de participar, apresenta as 10 principais emoções positivas que contribuem para o bem-estar e a felicidade.
As emoções abaixo relacionadas estão em ordem de frequência expressa em pessoas felizes. Desenvolver essas emoções em nosso dia a dia é, portanto, um dos caminhos possíveis para o cultivo de nosso bem-estar e felicidade.
Abaixo, a Dra. Larissa Zeggio gentilmente resumiu a apresentação da Dra. Barbara Fredrickson com o significado de cada uma das emoçoes, o contexto em que elas surgem, a tendência à ações que essas emoções nos impelem e os resultados que obtemos ao vivenciá-las. Aproveitem!!!
10 emoções mais frequentes em ordem de expressão por pessoas felizes:
1) Amor: encontrada quando estamos em conexões com os outros queridos; nos gera tendência de comportamentos de explorar, sonhar, brincar e saborear o momento; proporciona confiança, ligação, saúde e senso de comunidade.
2) Alegria: obtida em circustâncias seguras, familiares e relacionadas à conquistas; nos gera tendência de aproveitar o momento; proporciona a aquisição de novas habilidades.
3) Gratidão: acontece em contextos nos quais recebemos um ato altruístico de outra pessoa; nos gera tendência de devolver o ato recebido, além de criatividade; proporciona laços sociais e habilidades para amar.
4) Serenidade: encontrada em circunstâncias seguras e estáveis, nos quais pouco esforço é requerido; nos impele a ações de integração e aproveitar o momento; proporciana modificação de valores pessoais e de visão de mundo, no que diz respeito as prioridades em nossas vidas.
5) Curiosidade: acontece quando nos deparamos com ambientes novos e misteriosos, mas seguros; nos leva a comportamentos de exploração do ambiente; proporciona energia e ganho de conhecimento.
6) Esperança: encontrada em circustâncias nas quais temos medo do pior, mas esperamos o melhor; gera comportamentos inventivos; nos proporciona aumento de resiliência.
7) Orgulho: obtido quando nos sentimos valorizados socialmente por uma conquista; aumenta a motivação e o “sonhar alto”; proporciona melhora em conquistas futuras.
8) Diversão: encontrada em situações de incongruência social que não são sérias; aumenta comportamentos de compartilhar insights e risadas; proporciona construção de amizades e criatividade.
9) Inspiração: obtida quando testemunhamos a excelência humana; traz comportamentos de aspiração à excelência; proporciona aquisição de habilidades e moralidade.
10) Reverência: sentida quando ficamos extasiados com a grandeza de algo; traz acomodação e aceitação do novo; proporciona o sentimento de fazer parte de algo maior.
Habilidades socioemocionais podem ser aprendidas!
Saiba mais em: www.metodofriends.com